Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PRÁTICAS LÚDICAS EM URBANISMO COM CRIANÇAS E JOVENS: SENSIBILIZANDO E APRENDENDO SOBRE A CIDADE

2024; Revista Políticas Públicas & Cidades; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23900/2359-1552v13n2-168-2024

ISSN

2359-1552

Autores

Franklin Roberto Ferreira de Paula, Gabriella França Garcia, Gabriela Garcia Prates, Andréa de Oliveira Tourinho, Eneida de Almeida, Maria Isabel Imbronito, Silvia Cruz,

Tópico(s)

Urban Arborization and Environmental Studies

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a percepção de crianças e jovens em relação à cidade, mais especificamente ao entorno da escola e bairro em que vivem, por meio da aplicação de prática lúdica em urbanismo, como instrumento para o estímulo e ampliação da sensibilização urbana e ambiental, bem como para a compreensão, por parte de pesquisadores e professores, de sua perspectiva sobre o ambiente urbano. A reflexão proposta fundamenta-se em uma experiência, realizada em 2023, com alunos do ensino fundamental, por meio da metodologia ativa denominada Bonde a Pé, concebida pela Organização Não Governamental Corrida Amiga, na Escola Estadual de Educação Infantil Soldado PM Eder Bernardes dos Santos, situada no distrito do Itaim Paulista, zona leste do município de São Paulo. Dinâmica realizada pela referida ONG, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu, o Bonde a Pé, cujo princípio é o caminhar pela cidade, estimulou um olhar analítico e crítico das crianças e jovens em relação ao ambiente urbano, bem como permitiu aprender com eles, a partir de uma perspectiva apenas recentemente reconhecida no âmbito do Urbanismo.

Referência(s)