Habilidades de Língua Portuguesa na BNCC: práticas de linguagem e objetos de conhecimento nos campos de atuação social
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 13; Linguagem: Português
10.22297/2316-17952024v13e02425
ISSN2316-1795
AutoresLarissa de Andrade Godoy, Francieli Matzenbacher Pinton,
Tópico(s)Second Language Learning and Teaching
ResumoA Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que objetiva promover um conjunto de aprendizagens essenciais para serem desenvolvidas ao longo dos três anos de Ensino Médio. Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar as habilidades de Língua Portuguesa propostas no documento em termos de processos cognitivos, objetos de conhecimento e contextos de aprendizagem, a fim de verificar que práticas de linguagem e objetos de conhecimento são contemplados no documento. O corpus é constituído de 28 habilidades, referentes a “todos os campos de atuação social” e ao campo “jornalístico-midiático”, analisadas à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). “Todos os campos de atuação social” focaliza as práticas de leitura e de análise linguística/semiótica e mobiliza objetos como efeitos de sentido e variação linguística, ao passo que o campo “Jornalístico-midiático” enfatiza a prática de leitura e mobiliza especialmente objetos de conhecimento como curadoria de informação.
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