Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Letreiros turísticos

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49251

ISSN

2236-2207

Autores

Tatiana Casali Ribeiro Mendes, Antonio Ferreira Colchete Filho, Mariane Garcia Unanue, Domingos Loureiro,

Tópico(s)

Religious Tourism and Spaces

Resumo

Historicamente, as cidades sempre foram associadas às imagens que as representaram, imagens formadas por marcos naturais e também construídos, como edifícios, estátuas e mobiliário urbano. O objetivo deste artigo é discutir a introdução de peças de design em espaços públicos com nomes de cidades a partir dos anos 2000, que nomeamos como letreiros turísticos. A partir de uma pesquisa exploratória e de revisão de literatura, busca-se a articulação de referenciais teóricos nos campos do design, urbanismo e turismo. São destacados três letreiros emblemáticos como estudos de caso: Hollywood, nos Estados Unidos; Amsterdam, na Holanda e Brumadinho, no Brasil. Conclui-se que os letreiros turísticos são peças-chave importantes para compreensão da cidade contemporânea em tempos de turismo urbano, que se apoia na veiculação de imagens que repercutam nas redes sociais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX