
Esporte e família relacionados ao desempenho acadêmico: uma revisão integrativa
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 6; Linguagem: Português
10.47149/pemo.v6.e13286
ISSN2675-519X
AutoresMariana Trindade Rosa de Souza, Murilo Gasperin, Vanessa Melina Cotrim Rojas, Gislaine Cristina Vagetti, Valdomiro de Oliveira,
Tópico(s)Motivation and Self-Concept in Sports
ResumoO objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa relacionada aos contextos esportivo, familiar e acadêmico, utilizando como referência Botelho, Cunha e Macedo (2011). Dos nove estudos selecionados, o maior número concentra-se nos continentes europeu e americano. As pesquisas, em sua maioria, foram quantitativas e, nas variáveis, identificou-se prevalência na análise da influência do esporte no desempenho acadêmico. O elo entre os estudos foi a prática esportiva, mas a análise de outras variáveis tornou cada pesquisa única. Três categorias surgiram: Esporte-Escola, Esporte-Família-Desempenho Acadêmico, e Esporte-Desempenho Acadêmico. Os estudos apontam barreiras, mas sugerem que, por meio do suporte da família e da escola, tais dificuldades podem ser minimizadas. Além disso, recomendam a elaboração de políticas educacionais sobre a importância da atividade física e da prática esportiva para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Referência(s)