
Diagrama do patrocínio com Naming Rights:
2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: 53 Linguagem: Português
10.46391/alceu.v24.ed53.2024.384
ISSN2175-7402
AutoresRogério Luiz Covaleski, Paloma Souza de Castro Melo,
Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoO investimento em Naming Rights no âmbito do esporte tem aumentado no Brasil, ainda que o país não figure entre os principais mercados que concedem a marcas, mediante investimento, a possibilidade de associarem seus nomes a arenas, clubes e competições. Este estudo busca compreender como o “direito de nomear” se relaciona com o patrocínio esportivo, e pretende contribuir para a construção de uma perspectiva nacional que aborde tal ação de patrocínioassociada à Comunicação e ao Esporte. Para isso, por meio de revisão de literatura, pesquisa exploratória e entrevistas em profundidade, objetiva determinar as possíveis modalidades de Naming Rights e suas interrelações com o patrocínio esportivo. Como contributo da pesquisa, é proposto um diagrama de patrocínio que situa o Naming Rights como alternativa de promoção marcária às patrocinadoras e de adoção como incremento de receita pelos entes esportivos.
Referência(s)