Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Diagrama do patrocínio com Naming Rights:

2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: 53 Linguagem: Português

10.46391/alceu.v24.ed53.2024.384

ISSN

2175-7402

Autores

Rogério Luiz Covaleski, Paloma Souza de Castro Melo,

Tópico(s)

Brazilian Legal Issues

Resumo

O investimento em Naming Rights no âmbito do esporte tem aumentado no Brasil, ainda que o país não figure entre os principais mercados que concedem a marcas, mediante investimento, a possibilidade de associarem seus nomes a arenas, clubes e competições. Este estudo busca compreender como o “direito de nomear” se relaciona com o patrocínio esportivo, e pretende contribuir para a construção de uma perspectiva nacional que aborde tal ação de patrocínioassociada à Comunicação e ao Esporte. Para isso, por meio de revisão de literatura, pesquisa exploratória e entrevistas em profundidade, objetiva determinar as possíveis modalidades de Naming Rights e suas interrelações com o patrocínio esportivo. Como contributo da pesquisa, é proposto um diagrama de patrocínio que situa o Naming Rights como alternativa de promoção marcária às patrocinadoras e de adoção como incremento de receita pelos entes esportivos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX