Práticas pedagógicas inclusivas no contexto brasileiro: desafios e perspectivas futuras
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 10 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n10-112
ISSN1983-0882
AutoresIsac Sales Pinheiro Filho, Carlos Daniel Chaves Paiva, Ana Luiza Miranda dos Santos Neves, Maria Aparecida de Moura Amorim Sousa, Lidiane Galvão Bessa da Costa Jeckel, Francisca Joelina Xavier, Gilmara Gomes Meira, Jonathan C. F. da Silva, Maria do Socorro Siqueira Alves Silva, Mickelle Sousa Santos, Paulo Pereira, Madson Fernandes de Melo, Clesiane Carlos Lima, Gustavo Henrique Serpa Nascimento, Luana Trindade Sousa de Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo analisa as práticas pedagógicas inclusivas no Brasil, destacando os desafios enfrentados e as possíveis inovações para a implementação de uma educação inclusiva. A inclusão educacional é abordada como um processo que vai além das exigências legais, sendo uma prática social transformadora que requer mudanças profundas nas atitudes de educadores e nas estruturas das escolas. A partir da análise de documentos oficiais e de estudos de autores como Mantoan (2015) e Perrenoud (2000), este trabalho discute como a diferenciação pedagógica e a avaliação formativa podem promover a inclusão efetiva. Os resultados mostram que, apesar dos avanços legais, há barreiras estruturais e atitudinais que dificultam a consolidação da inclusão, como a falta de recursos e a resistência de alguns educadores. Inovações pedagógicas, como o uso de tecnologias educacionais e o ensino híbrido, surgem como alternativas promissoras para adaptar o ensino às necessidades dos alunos. A formação continuada dos professores é apontada como um elemento essencial para o sucesso das práticas inclusivas. Conclui-se que a inclusão educacional exige um esforço coletivo de toda a comunidade escolar e o comprometimento com uma educação mais equitativa e democrática.
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