O descortinar das atividades de mediação da informação realizadas na ambiência do Arquivo da Fundação Casa de José Américo
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5433/1981-8920.2023v28n3p182
ISSN1981-8920
AutoresA. MAIA, Raquel do Rosário Santos, Edvaldo Carvalho Alves,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoObjetivo: identificar quem são os(as) agentes mediadores e quais as atividades de mediação da informação desenvolvidas por eles(as) no âmbito do Arquivo da Fundação Casa de José Américo - FCJA e categorizá-las segundo o conceito de mediação da informação defendido por Almeida Júnior (2015). Metodologia: este estudo se caracterizou como descritivo, tendo como método o estudo de caso, sendo o objeto de investigação o Arquivo da Fundação Casa de José Américo. Resultados: o Arquivo pode ser considerado como um ambiente educativo, pelo fato de promover ações que colaboram com a formação dos(as) usuários(as), onde promove o processo dialógico que subsidia a apropriação não só de saberes culturais gerais, como também de saberes específicos. Também se constatou que as atividades de mediação da informação articulam-se com o processo de mediação cultural, haja vista que existe uma inter-relação da informação com a cultura, a produção dos dispositivos e atividades mediadoras em um tempo e território em que as práticas culturais influenciam seu desenvolvimento. Conclusões: a mediação da informação é a base de todas as atividades desenvolvidas pelo(a) agente mediador(a) na ambiência do Arquivo, como afirma Almeida Júnior (2009). Assim, foi possível observar que as atividades diretas e indiretas de mediação da informação se desenvolvem no Arquivo da Fundação Casa de José Américo tanto de maneira individual quanto coletiva, segundo a categorização apresentada por Almeida Júnior (2015). Essa afirmativa ficou perceptível no desenvolvimento de atividades direta de mediação da informação, quando, por exemplo, ocorre o atendimento ao pesquisador, o que se classifica como atividade individual, como também em uma visita técnica de uma turma universitária, categorizada como atividade coletiva de mediação da informação.
Referência(s)