Artigo Acesso aberto

Os contos Cedrazianos como recurso pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.10-161

ISSN

1988-7833

Autores

Mirtes Ribeiro de Lira, Priscila Raiane da Silva Barbosa,

Tópico(s)

Digital Storytelling and Education

Resumo

Diante da diversidade social e da sua complexidade, a educação escolar contemporânea deve promover um ensino baseado na compreensão dessa realidade e do papel relevante dos discentes enquanto sujeitos autônomos, críticos e ativos perante esse contexto. Assim, este artigo tem como objetivo analisar os contos maravilhosos produzidos por Antônio Cedraz, como um recurso pedagógico tendo as questões sociais e culturais condutoras para o processo de ensino-aprendizagem em várias áreas de conhecimento. Esta pesquisa é conduzida, então, pela abordagem qualitativa do tipo documental, tendo como principais referenciais teóricos os estudos de Chiampi (2015), Gotlib (1990) e Libâneo (2013). Destarte, esta produção aponta os contos maravilhosos pertencentes à coleção “Histórias Fantásticas” como recurso pedagógico capaz de auxiliar uma prática coerente e uma aprendizagem condizente com as demandas produzidas pelo contexto atual. A perspectiva dinâmica dos contos resultantes da presença de elementos fantásticos associados a aspectos sociais proporciona ao leitor o contato com múltiplos saberes e informações que viabilizam a construção e fortalecimento da aprendizagem.

Referência(s)