
Estratégias e movimentos dos grandes grupos privados de ensino superior de capital aberto entre 2007 e 2021
2024; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 29; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782024290091
ISSN1809-449X
AutoresCristina Helena Almeida de Carvalho, R. Lima,
Tópico(s)Housing, Finance, and Neoliberalism
ResumoRESUMO O objetivo do artigo é analisar estratégias e movimentos dos grupos privados de educação superior com capital aberto na bolsa de valores brasileira (B3) de 2007 até a COVID-19. O foco da investigação são os grupos Cogna, Yduqs, Ser Educacional e Ânima, com dados retirados da Hoper Consultoria e do Instituto SEMESP, além do mapeamento dos movimentos registrados na B3 e notícias relacionadas. Conclui-se que, em meio à pandemia, essas empresas obtiveram bons resultados econômicos, satisfazendo, portanto, seus acionistas, tendo em vista o dinamismo na reestruturação e a diversificação dos portfólios. O ensino híbrido deve ser a tendência para os próximos anos. No entanto, agravou-se a precarização do trabalho docente, bem como a financeirização e a concentração de mercado — características dos quatro grupos analisados, que podem ser ainda mais aceleradas tanto na educação superior como na educação básica por meio da educação a distância (EaD), e o foco nos nichos de mercado, especialmente nos cursos de medicina.
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