Artigo Acesso aberto

A adoção do dispositivo “Credo” na observação dos raios cósmicos nas aulas de Física

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 10 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n10-156

ISSN

1983-0882

Autores

Ueudison Alves Guimarães, Eduardo Ribeiro Mueller, Edslei Rodrigues de Almeida, Adellane Araujo Sousa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho representou uma ação pedagógica em aulas de física, com 20 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Nova Nazaré-MT. Esta ação foi um recorte de uma pesquisa de mestrado com este tema (raios cósmicos). A ideia foi utilizar o aplicativo CREDO, que capta raios cósmicos, como mediador de aprendizagem! Para saber efetivamente sobre esta aprendizagem, optamos por aplicar duas avaliações com abordagens parecidas, uma no início (diagnóstica) e outra no final (avaliação da aprendizagem) da ação pedagógica. A análise teve como base a teoria de campos conceituais de Gerard Vergnaud. Nela buscamos evidenciar as intervenções conceituais dos alunos nas respostas, ou seja, quanto maior o número de conceitos e mais cientificamente explicado, mais qualificado seria o campo conceitual, melhor a aprendizagem. Nossa análise identificou, ao final, que foram mencionados os conceitos de radiação (30 vezes), partícula (21 vezes), energia (24 vezes), espaço (31 vezes), Terra (16 vezes), atmosfera (13 vezes), átomo (18 vezes), elétrons (17 vezes), molécula (10 vezes), captar (9 vezes), explosão (6 vezes), estrela (8 vezes), sol (9 vezes), supernova (9 vezes), buraco negro (5 vezes), e descoberta (5 vezes). Esse conjunto de conceitos constitui relevante propriedade do campo conceitual dos raios cósmicos, pois fazem parte da elucidação própria desses raios, demonstrando contribuição do aplicativo CREDO. Recomendamos que trabalhos futuros sejam desenvolvidos com seu uso, pois reconhecemos nele um instrumento tecnológico capaz de conectar o aluno ao mundo natural, tendo a ciência como objeto de alfabetização científica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX