Artigo Acesso aberto

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA:

2024; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33053/biomotriz.v18i1.1189

ISSN

2317-3467

Autores

Walter Reyes Boehl,

Tópico(s)

Knowledge Societies in the 21st Century

Resumo

O presente artigo examina o emprego da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na produção de conhecimento acadêmico, com ênfase em um estudo etnográfico no campo da Educação Física realizado no contexto do futebol no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa evidencia tanto as potencialidades quanto as limitações inerentes à IAG, com especial atenção ao ChatGPT, na elaboração de textos científicos-acadêmicos. A integração da IAG acena para promessas de agilidade e precisão, todavia, suscita questionamentos acerca da profundidade analítica e da validade epistemológica das interpretações geradas. Além disso, a utilização da IAG instiga debates éticos de grande envergadura, particularmente no que tange à autoria e à originalidade dos textos produzidos. A experiência vivida vem evidenciando que, embora a tecnologia possa servir como complemento à produção humana, persistem provocações expressivas, tais como a superficialidade na interpretação dos dados e a perda de nuances contextuais. Compreende-se que a IAG possui o potencial de enriquecer a pesquisa científica, todavia deve ser utilizada com cautela para assegurar que seus benefícios sejam plenamente realizados sem prejudicar a credibilidade acadêmica.

Referência(s)
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