Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A relação de estudantes na graduação com a prática de escrita no gênero Artigo Científico

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 6; Linguagem: Português

10.47149/pemo.v6.e13465

ISSN

2675-519X

Autores

Maria do Carmo Carvalho Madureiro, Larissa Naiara Souza de Almeida, Esequias Rodrigues da Silva, Messias Dieb,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A escrita de artigos científicos desempenha papel central para que estudantes universitários desenvolvam suas identidades como acadêmicos e consigam se expressar. Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa no âmbito de um curso de Licenciatura em Pedagogia e foca na produção do artigo científico em uma disciplina obrigatória do curso. Por meio da técnica de Instrução ao sósia (Oddone; Ré; Briante, 2008), os participantes foram instigados a autorrefletir e descrever o processo de produção de um artigo científico. Utilizamos a análise de conteúdo e obtivemos três categorias: 1) a aprendizagem de elementos formais do texto; 2) a busca de referência textual em modelos de artigo; e por último 3) o desejo de participação em práticas de letramento da comunidade acadêmica. Como contribuição deste trabalho, é possível destacar reflexões sobre a escrita de artigos científicos por estudantes que estão no início da construção de uma identidade acadêmica de escritor.

Referência(s)