
A relação de estudantes na graduação com a prática de escrita no gênero Artigo Científico
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 6; Linguagem: Português
10.47149/pemo.v6.e13465
ISSN2675-519X
AutoresMaria do Carmo Carvalho Madureiro, Larissa Naiara Souza de Almeida, Esequias Rodrigues da Silva, Messias Dieb,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA escrita de artigos científicos desempenha papel central para que estudantes universitários desenvolvam suas identidades como acadêmicos e consigam se expressar. Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa no âmbito de um curso de Licenciatura em Pedagogia e foca na produção do artigo científico em uma disciplina obrigatória do curso. Por meio da técnica de Instrução ao sósia (Oddone; Ré; Briante, 2008), os participantes foram instigados a autorrefletir e descrever o processo de produção de um artigo científico. Utilizamos a análise de conteúdo e obtivemos três categorias: 1) a aprendizagem de elementos formais do texto; 2) a busca de referência textual em modelos de artigo; e por último 3) o desejo de participação em práticas de letramento da comunidade acadêmica. Como contribuição deste trabalho, é possível destacar reflexões sobre a escrita de artigos científicos por estudantes que estão no início da construção de uma identidade acadêmica de escritor.
Referência(s)