Artigo Acesso aberto Revisado por pares

(RE) CONFIGURAÇÃO CURRICULAR MILITAR: INTEGRANDO DIMENSÃO COGNITIVA, PENSAMENTO CRÍTICO E ESTRATÉGICO

2024; Revista Políticas Públicas & Cidades; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23900/2359-1552v13n2-181-2024

ISSN

2359-1552

Autores

Maria Alessandra Lima Moulin, Wellington Dantas de Amorim,

Tópico(s)

Military, Security, and Education Studies

Resumo

O artigo examina a necessidade de revisar os currículos das instituições militares brasileiras (Marinha, Exército, Aeronáutica), com foco em pensamento estratégico, análise crítica e dimensão cognitiva. Esta última é vista como o uso estratégico da informação para influenciar percepções e comportamentos em contextos de conflito. A questão central é como os normativos de Defesa do Brasil impactam a formação militar e como a reorganização do sistema de ensino da Marinha dos EUA pode orientar a modernização dos currículos militares brasileiros. A pesquisa utiliza uma metodologia baseada em análise documental e estudo de caso, com ênfase na reorganização do sistema de ensino da Marinha dos EUA, complementada por uma revisão de literatura recente sobre currículo militar e defesa cognitiva. Os resultados sugerem a necessidade de uma formação militar que vá além do técnico-operacional, incorporando uma abordagem mais ampla sobre a dimensão cognitiva para preparar os militares para guerras não-convencionais.

Referência(s)