REFLEXÃO EPILINGUÍSTICA COM ALUNOS DA EJA
2024; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português
10.33871/22386084.2024.13.25.233-262
ISSN2238-6084
AutoresM Silva, Sílvio Nazareno de Sousa Gomes, Márcia Cristina Greco Ohuschi,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoResumo: À luz da Linguística Aplicada, a investigação propõe realizar um estudo teórico-prático sobre a prática de análise linguística, no que diz respeito às atividades epilinguísticas, pautada na concepção de linguagem como forma de interação (Geraldi, 2011 [1984]) e nos estudos do dialogismo do Círculo de Bakhtin. Objetivamos compreender a reflexão de recursos da língua, a partir do poema “Tem tudo a ver”, de Elias José, em respostas escritas de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública de Macapá-AP. Os resultados evidenciam que os autores-enunciadores apresentaram em seus discursos o refletir sobre os valores humanos presentes na materialidade textual-discursiva do gênero, o que constata a contribuição dos aspectos teóricos basilares deste trabalho para os resultados alcançados.
Referência(s)