PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO 5º ANO
2024; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português
10.33871/22386084.2024.13.25.179-210
ISSN2238-6084
AutoresBruno Ciavolella, Renilson José Menegassi,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo discute, exemplifica e caracteriza a inserção de práticas de análise linguística (PAL) de abordagem interacionista (GERALDI, 1991) em contexto de formação docente continuada. A geração de dados ocorreu por meio de uma pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), de tipo colaborativo (DESGAGNÉ, 2007) com professores do 5º ano do Ensino Fundamental, de um município de pequeno porte da região Noroeste do Paraná. Os resultados apontam que as vivências de PAL possibilitaram os sujeitos a agirem com, pela e sobre a língua, a favorecer a compreensão de que fazer a análise linguística é refletir sobre as possibilidades de construção de sentidos e de estratégias de dizer possibilitadas pelos recursos expressivos, conforme ensina João Wanderley Geraldi em seus estudos. Palavras-Chave: Práticas de Análise Linguística. Formação Docente Continuada. Interacionismo. Ensino Fundamental.
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