Artigo Acesso aberto

Análise da produção acadêmica do Programa de Pos-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí: um olhar sobre as diferenças

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n10-121

ISSN

1989-4155

Autores

Amanda Rodrigues de Oliveira, Rimena Canuto Oliveira, Eveline Borges Vilela-Ribeiro, Camila Alberto Vicente de Oliveira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Quando se debate a temática da inclusão, a discussão é sempre marcada por distintas perspectivas, fato este que está longe de ter uma conclusão. Diante disso, é imprescindível que quando refletimos sobre o tema se tenha sempre um olhar prudente e principalmente sensível. Considerando este pressuposto, este artigo discute a produção acadêmica do PPGE/UFJ entre 2020 e 2023, identificando dissertações voltadas para a educação inclusiva. O estudo visa refletir criticamente sobre a importância de pesquisas que abordem as diferenças, destacando a relevância de temas historicamente marginalizados. Foram analisadas 65 dissertações, das quais 6 abordam a inclusão. A análise foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa, combinando procedimentos de estado do conhecimento e pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que cada dissertação com enfoque inclusivo aborda o tema de forma humanizante, reforçando a necessidade de mais pesquisas na área da educação inclusiva. O estudo conclui que as universidades devem continuar promovendo pesquisas que contemplem a inclusão, especialmente por serem espaços de diversidade que exigem um olhar atento e transformador.

Referência(s)