Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Breve panorama histórico sobre o ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate no Brasil

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 22; Linguagem: Português

10.20396/conex.v22i00.8677624

ISSN

1983-9030

Autores

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Mariana Simões Pimentel Gomes,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Objetivo: desenvolver um quadro analítico baseado em um breve panorama histórico sobre os processos de ensino e aprendizagem das Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate no Brasil, analisando a influência de referenciais internacionais em sua constituição, bem como os caminhos, processos e proposições para esse campo. Metodologia: Foi analisada a produção científica sobre LAMEC e as influências internacionais que moldaram seu debate no Brasil. Resultados e discussão: Os resultados mostraram que a partir da década de 1990 houve um aumento de trabalhos focados na legitimidade das LAMEC e em como elas poderiam integrar a Educação Física. O desenvolvimento das LAMEC pode ser organizado em três momentos: o primeiro, “busca pela legitimidade” visou tornar tais práticas possíveis de serem tematizadas na Educação Física. O segundo, “disseminação”, envolveu um incremento de propostas baseadas em análises sobre o ensino das LAMEC em diversos contextos. O terceiro, “busca por transformações paradigmáticas”, está ensejado em possibilidades de se pensar novos modos de se estruturar o ensino das LAMEC considerando as demandas contemporâneas. Conclusão: Conclui-se que as LAMEC têm se consolidado como práticas corporais importantes na Educação Física, destacando-se a necessidade de proposições que fomentem transformações nos modos de ensino e aprendizagem para todos os públicos e contextos de prática.

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