
Desenvolvimento e validação de simuladores anestésicos para uso no ensino de habilidades médicas
2024; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 24; Issue: 10 Linguagem: Português
10.25248/reas.e17682.2024
ISSN2178-2091
AutoresLêda Lima da Silva, Arthur Afonso Ferreira Rebelo, Caio Araújo, Ramon Costa de Lima, Anderson Bentes de Lima, Leila Chaves Cunha, Ana Paula Aparecida dos Santos Varela, Marcia de Fátima Maciel de Rojas, Charles Alberto Villacorta de Barros, Mauro de Souza Pantoja,
Tópico(s)Simulation-Based Education in Healthcare
ResumoObjetivo: Validar dois modelos que simulam a anatomia humana e são voltados para o treinamento de anestesia troncular de mão e pés, por meio de aplicação de uma escala do tipo Likert. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa, empregando um método de análise de dados não intervencionista. Foram fabricados dois simuladores de baixo custo, que buscaram simular com precisão estruturas anatômicas. O primeiro simulador, para bloqueio de nervos da mão, passou por 12 fases de aprimoramento, enquanto o segundo, voltado para os pés, passou por 8 fases. Dez anestesiologistas, com experiência de 2 meses a 15 anos como preceptores em residência médica, avaliaram ambos os simuladores com a escala Likert previamente validada, com o objetivo de avaliar nove áreas relacionadas aos modelos Resultados: Segundo a análise dos professores, o simulador de mão obteve uma excelente pontuação (86,7% de aprovação), igualmente ao simulador de anestesia de pé (91,1%). Conclusão: Ambos os simuladores foram avaliados positivamente como ferramentas de ensino, e observa-se que o modelo funcionou conforme o esperado, permitindo a visualização da importância da angulação da agulha durante a aplicação, além da adequação da profundidade e referências anatômicas dos modelos.
Referência(s)