APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA POR MEIO DA INCLUSÃO ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
2024; Volume: 4; Issue: 10 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n10-121
ISSN2764-7757
AutoresMarconi Frank Barros, Sérgio Mascarello Bisch,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA pesquisa teve como propósito desenvolver atividades práticas sobre temas relevantes de Astronomia e verificar se a metodologia e materiais utilizados foram adequados e propiciaram uma aprendizagem significativa em um grupo de 33 estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública do estado do Espírito Santo. O principal referencial teórico utilizado na elaboração da sequência e avaliação de seus resultados foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak. As atividades tiveram como tema central “Os Movimentos dos Planetas e os Modelos de Universo”, cujo ensino aos estudantes foi baseado na preparação de um material potencialmente significativo envolvendo atividades de observação do céu a olho nu e com telescópio; uma sessão de planetário e uma atividade de simulação dos movimentos planetários com o próprio corpo. Boa parte das atividades foi planejada após aplicação de um questionário inicial e elaboração de mapas conceituais pelos estudantes para verificar seus conhecimentos prévios sobre o tema, cujo levantamento auxiliou a nortear a intervenção. Para o levantamento de dados, acompanhamento e avaliação da aprendizagem ensejada pelas atividades, foram elaborados novos mapas conceituais pelos estudantes após a realização da mesma. A comparação entre os mapas conceituais elaborados antes e após as atividades demonstrou evidências de avanços ocorridos no sentido de uma aprendizagem significativa de conceitos de Astronomia.
Referência(s)