Desenvolvimento de protótipos didáticos para o ensino de realidade aumentada com foco na saúde 4.0

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.10-266

ISSN

1988-7833

Autores

Fernando Dall’Igna, José Diogo Forte de Oliveira Luna, Josieudo Pereira Gaião, Kariston Dias Alves, Leandro Ferrarezi Valiante, Rafael Pissinati de Souza, Raul Santos Silva, Shelda Benício de Oliveira, Willians de Paula Pereira,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O artigo explora a metodologia baseada em projetos no ensino de engenharia e ciências da computação, com foco no desenvolvimento de protótipos eletrônicos para equipamentos hospitalares, integrando Realidade Aumentada (RA) e Internet das Coisas (IoT). Os alunos aplicaram teoria na prática, desenvolvendo projetos como sistemas embarcados, sensores e controladores, além de aplicativos de RA para exibir dados em tempo real usando Unity e Vuforia. A disciplina de Inteligência Artificial introduziu algoritmos de regressão e classificação, utilizando a ferramenta Orange Data Mining para visualização de dados. Os resultados evidenciam o engajamento dos alunos na conexão entre diferentes conteúdos, a participação ativa em projetos práticos e a habilidade de aplicar tecnologias avançadas. Projetos desenvolvidos, como sensores de luz e semáforos, fortaleceram a compreensão de eletrônica e programação, preparando os alunos para os desafios dos projetos finais mais complexos. A conclusão destaca que a aplicação prática dos conceitos teóricos foi crucial para o aprendizado e desenvolvimento de competências, preparando os estudantes para o mercado de trabalho. A experiência prática não só reforçou a compreensão do conteúdo, mas também mostrou a importância de integrar habilidades diversas, demonstrando que a transição da teoria para a prática é essencial na formação profissional.

Referência(s)