
BACIA ESCOLA
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 15; Issue: 51 Linguagem: Português
10.21170/geonorte.2024.v.15.n.51.01.28
ISSN2237-1419
AutoresMasato Kobiyama, Erika Gabriella Ruoso, Karla Campagnolo, Anderson Mululo Sato, Marina Refatti Fagundes, Fernando Campo Zambrano,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA crescente complexidade global exige uma gestão avançada de setores como recursos hídricos, desastres e meio ambiente, destacando abordagens baseadas em ciência, evidências, usabilidade e participação da comunidade local. Isso conecta fortemente ciência e comunidade, e ressalta a importância da ciência cidadã. Para implementar essa gestão integrada, o uso da bacia escola é essencial. Este estudo teve como objetivo desenvolver a aplicação prática da bacia escola, esclarecendo seus aspectos fundamentais por meio de análise histórica, definição do conceito, orientações para implementação, discussão da ciência cidadã e apresentação de dois estudos de caso no Brasil. A revisão bibliográfica identificou que o termo “bacia escola” foi utilizado pela primeira vez na década de 1960 no nordeste brasileiro, sendo considerado pioneiro no Brasil e no mundo. Com base nas análises, este trabalho define a bacia escola como uma bacia hidrográfica onde ocorrem monitoramento e diagnóstico em campo, utilizada para pesquisas científicas e atividades didáticas voltadas ao aprendizado de ciências, educação e formação intelectual dos cidadãos envolvidos. Devido à sua função social, a bacia escola se configura como uma unidade ideal para a hidrologia, especialmente a socio-hidrologia, promovendo a ciência cidadã e praticando a hidrossolidariedade na sociedade. Demonstrando a efetividade da bacia escola através de dois estudos de caso, este trabalho sugere a criação de um Programa Nacional de Bacias Escola no Brasil.
Referência(s)