Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Realidades transversais e estratégias pacifistas no filme Kippur/ O dia do perdão, de Amos Gitaï

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 34 Linguagem: Português

10.35699/1982-3053.2024.51650

ISSN

1982-3053

Autores

Jorge Alves Santana,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Aspectos autobiográficos, dimensionados de modo estético, serão analisados no filme israelense Kippur (2000), de Amos Gitaï. De sua experiência pessoal no conflito israelopalestino do Yom Kippur, 1973, o diretor construirá uma narrativa sobre os autoritarismos políticos em relação à sua juventude, sempre obrigada a lutar. Gitaï questionará construtos identitários unidimensionais, quando ele nos dispõe sua experiência estética questionadora dos princípios e valores bélicos. Para isso, acompanharemos transformações nas ritualísticas do Yom Kippur, bem como da objeção de consciência para a produção de sujeitos com identificações pacifistas, que sejam capazes de criar novos contextos existenciais.

Referência(s)