Literatura e história da matemática - uma proposta a partir do livro Lilavati de Atílio Bari
2024; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português
10.56938/rceem.v3i8.4177
ISSN2764-8311
AutoresDenise Aparecida Enes Ribeiro,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoNosso objetivo principal é apresentar a obra “Lilavati”, de autoria de Atílio Bari, como uma proposta de leitura e escrita nas aulas de matemática. Temos como proposta introduzir, no ensino de matemática, atividades de leitura e escrita a partir da História da Matemática, ou que se tornem propícias para a elaboração de pesquisas em História da Matemática. Trata-se de textos que pertencem ao gênero de discurso literário, podendo se tratar de livros de literatura, paradidáticos, poemas, mas que abarquem, em seu contexto, um referencial com bases históricas e matemáticas. Queremos refletir sobre a importância de se utilizar diferentes gêneros discursivos na aprendizagem de matemática, como obras literárias e lendas, entre elas a de Lilavati, filha de Baskhara. Para isso, faremos uma revisão bibliográfica sobre a interlocução entre a história da matemática e gêneros do discurso, as interações dialógicas e atitude responsiva do aluno, na perspectiva de Bakhtin (2003). Apresentaremos algumas iniciativas históricas de se aliar a literatura à promoção da matemática e suas possíveis aplicações pedagógicas. Esse trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em andamento, na qual as aplicações ainda estão ocorrendo em pesquisa de campo. Portanto, os resultados empíricos ainda estão sendo analisados. Acreditamos que essa obra literária pode ser referencial para discussões a cerca de questões dos gêneros do discurso em aulas de matemática desde os anos iniciais do ensino fundamental, vindo também a contribuir para a disciplina de História da Matemática nas licenciaturas. Esperamos, assim, estar promovendo a interdisciplinaridade entre a língua materna e a matemática, bem como trazendo episódios da História da Matemática de uma forma lúdica.
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