INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO PARÁ
2024; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.29327/210932.12.1-10
ISSN2525-5924
AutoresLaissy Taynã da Silva Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, Maria José de Pinho,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNeste ensaio, apresentamos uma reflexão analítica sobre o ensino de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do Documento Curricular do Estado do Pará, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Para tanto, buscamos como suporte autores que tratam de temas concernentes à interdisciplinaridade, como Moraes (1997), Fazenda (2006), Japiassu (1976), Passos e Pinho (2018), bem como pesquisadores da área do ensino de línguas, como Pennycook (2007), Kumaradivelu (1997) e Paiva (2014). A partir da análise, compreendemos que os termos “interdisciplinar” e “interdisciplinaridade” são apresentados de forma crucial nos princípios da política educacional do documento curricular paraense. Este recomenda o uso de materiais autênticos para ensinar a Língua Inglesa como prática social, de modo que a abordagem comunicativa é enfatizada como mister, ou seja, a escolha indicada de abordagem para o ensino da língua. Outrossim, os documentos curriculares estaduais também recebem duras críticas, a exemplo da BNCC. É preciso que se entenda, porém, a necessidade de se motivar os educadores a transitarem e dialogarem com outros componentes curriculares, tendo em vista promover o desenvolvimento de uma formação integral, interdisciplinar e mais crítica aos discentes.
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