
Oficinas matemáticas e suas relações num contexto de extensão universitária
2024; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5965/2594641208012024e3848
ISSN2594-6412
AutoresElaine Cristina Catapani Poletti, Talia Simões dos Santos Ximenes,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo tem o propósito de apresentar as relações que se estabeleceram com o desenvolvimento de oficinas de matemática, de estudo e abordagens lúdicas, realizadas junto de crianças do espaço Aldeia – Movimento Pró Cultura, uma organização da sociedade civil, em Limeira-SP, de cunho sociocultural. As oficinas foram desenvolvidas por estudantes de cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia, FT-UNICAMP, num contexto de atividades de extensão universitária. As atividades foram programadas com o intuito de atender demandas de crianças, com idade entre 7 e 12 anos, com dificuldades no trato da matemática, e passaram por diversas adaptações ao longo das oficinas, em virtude das respostas ao trabalho realizado. Os fatores que se sobressaíram desta experiência e as reflexões que se faz a respeito do trabalho realizado retratam um cenário de aprendizagem, de troca de saberes, de brincadeiras e de estabelecimento de relações firmadas entre a universidade e a sociedade.
Referência(s)