
Sistema de mercado de auditoria: uma análise a respeito dos papéis da confiança baseada nos estudos do macromarketing e da governamentalidade
2024; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 22; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/1679-395120230157
ISSN1679-3951
AutoresEder André Coutinho da Silva, João Felipe Rammelt Sauerbronn,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoResumo O presente ensaio traz uma análise a respeito da confiança e das relações de poder no sistema de mercado de auditoria. Utilizando a teoria do macromarketing sobre sistemas de mercado e os estudos sociológicos sobre governamentalidade, analisa o papel da confiança como técnica de governamentalidade, mecanismo social e objeto de mercado. O contexto do fenômeno se verifica nos serviços ofertados pelas empresas de auditoria, com ênfase nos demonstrativos contábeis, que geram confiança nos mercados e, dessa forma, interferem nos processos estratégicos e na modelagem dos sistemas de mercado. Estratégica nas relações de poder nos sistemas de mercado, a confiança perpassa o fator intrínseco de mecanismo social e se torna um escasso instrumento para a governança dos sistemas, transformando-se num atributo de estimado valor no mercado. Por fim, espera-se que as contribuições dos distintos papéis da confiança sejam relevantes para outros estudos no campo do macromarketing.
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