Ensino de língua portuguesa: marcas da oralidade em produções escritas de alunos da 6ª classe do ensino primário do Sumbe-Angola
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 11; Linguagem: Português
10.22297/2316-17952022v11e02226
ISSN2316-1795
AutoresBoano Paulino, Maria Aparecida da Silva Miranda, Sulemi Fabiano Campos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste texto, realizamos uma discussão que surgiu com o questionamento: “Como os alunos transpõem para os textos escritos aspectos da oralidade e da variedade linguística?” Pautado no fenômeno linguístico em questão, pretendemos mostrar a ocorrência de alguns “erros” ortográficos e descrever a presença de línguas angolanas presentes na escrita de alunos da 6ª classe em uma escola primária do Sumbe-Angola. A hipótese é que as dificuldades de escrita dos alunos estão relacionadas, em alguns momentos, à presença das múltiplas línguas angolanas e, em outros momentos, à percepção de escrita convencional, na transposição da oralidade para a escrita. O corpus foi constituído por 19 textos produzidos por alunos da 6ª Classe, em situação real de ensino de sala de aula, sob a mediação do professor. Utilizamos como referência estudos desenvolvidos por Franchi (2008), Marcuschi e Dionísio (2007), Marcuschi (2007), Cagliari (1995, 2000, 2002), Leite (2005), Cunha e Miranda (2009), cujas teorias permitiram uma reflexão sobre a língua materna e a importância da ortografia na aquisição da escrita. Os resultados apontam indícios da presença de línguas angolanas nos textos produzidos pelos alunos (LA), com maior predominância para a Língua Umbundo.
Referência(s)