Hiperconto e o ensino de literatura digital: uma abordagem metodológica para o Ensino Fundamental II
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 11; Linguagem: Português
10.22297/2316-17952022v11e02214
ISSN2316-1795
AutoresCláudia Souza Ribeiro, Rosimeiri Darc Cardoso,
Tópico(s)Literacy and Educational Practices
ResumoA literatura digital é movida pelos motores da cultura contemporânea, é feita por meio de equipamentos eletrônicos e geralmente lida em suporte digital; trata-se de uma leitura interativa que dialoga com os mais variados recursos digitais. A presente pesquisa objetiva verificar a recepção de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, no que se refere à fruição da leitura de literatura digital, mais especificamente sobre o hiperconto de suspense Um Estudo em Vermelho, de Marcelo Spalding. Para tanto, como aporte teórico, pautou-se nos estudos de Hayles (2009), e seu caudatário Kirchof (2016), de modo a buscar entender o funcionamento e as contribuições da literatura digital para o ensino. Dessarte, o estudo se deu por meio de uma pesquisa-ação, cuja abordagem metodológica é calcada no Método Recepcional, de Bordini e Aguiar (1988), os dados aqui analisados foram coletados por meio de questionários aplicados ao início e ao final da oficina, os quais foram estudados qualitativa e quantitativamente. Como resultado, aponta-se a importância da formação do leitor e confirma-se o fato de a literatura digital, sobretudo o hiperconto, possibilitar interação aos estudantes, tornando a leitura convidativa e prazerosa.
Referência(s)