Perspectiva interdisciplinar na leitura do texto literário no ensino fundamental
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 11; Linguagem: Português
10.22297/2316-17952022v11e02207
ISSN2316-1795
AutoresAna Maria Leal de Lima Marschall, Juracy Assmann Saraiva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo parte da compreensão de que uma nova forma de ensinar está sendo instituída na escola e que o texto literário pode atuar como promotor dessa mudança. Nesse sentido, destaca a pertinência da perspectiva interdisciplinar, que permite o compartilhamento de saberes, e apresenta uma reflexão sobre o papel da literatura, particularmente da literatura infantil, no Ensino Fundamental, vinculando-a à forma como ela representa a própria escola. Para tanto, vale-se de estudos de autores como Ariès (1981), Zilberman (2003), Iser (2002) Saraiva e Mügge (2006) que tratam, respectivamente, da concepção de infância, da literatura infantil, do texto como um jogo, cujas lacunas o leitor precisa preencher, e da importância da escola na formação de leitores. O artigo conclui que a leitura do texto literário conduz os alunos a um posicionamento crítico frente à realidade, abrindo caminhos que se estendem para além do ambiente escolar.
Referência(s)