Artigo Acesso aberto

Perspectiva interdisciplinar na leitura do texto literário no ensino fundamental

2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 11; Linguagem: Português

10.22297/2316-17952022v11e02207

ISSN

2316-1795

Autores

Ana Maria Leal de Lima Marschall, Juracy Assmann Saraiva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo parte da compreensão de que uma nova forma de ensinar está sendo instituída na escola e que o texto literário pode atuar como promotor dessa mudança. Nesse sentido, destaca a pertinência da perspectiva interdisciplinar, que permite o compartilhamento de saberes, e apresenta uma reflexão sobre o papel da literatura, particularmente da literatura infantil, no Ensino Fundamental, vinculando-a à forma como ela representa a própria escola. Para tanto, vale-se de estudos de autores como Ariès (1981), Zilberman (2003), Iser (2002) Saraiva e Mügge (2006) que tratam, respectivamente, da concepção de infância, da literatura infantil, do texto como um jogo, cujas lacunas o leitor precisa preencher, e da importância da escola na formação de leitores. O artigo conclui que a leitura do texto literário conduz os alunos a um posicionamento crítico frente à realidade, abrindo caminhos que se estendem para além do ambiente escolar.

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