BIBLIOTERAPIA: UMA PRÁTICA GRUPAL POTENCIALIZADORA DE SENTIDOS
2024; Volume: 4; Issue: 10 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n10-157
ISSN2764-7757
AutoresRicardo Luiz de Souza, Maria U. Kottwitz,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO trabalho investigou a prática de rodas de leitura biblioterapêutica realizadas no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista. A pesquisa foi motivada pela necessidade de promover o bem-estar emocional e o desenvolvimento pessoal dos alunos e comunidade por meio da leitura, buscando alternativas para melhorar a saúde mental no ambiente escolar. O objetivo principal foi analisar o impacto dessas rodas de leitura no público participante, especialmente no que se refere à redução de estresse e aumento de habilidades emocionais. Para alcançar os objetivos, foi utilizada uma metodologia qualitativa, com a realização de observações diretas e aplicação de questionários aos participantes das rodas de leitura. A análise dos dados permitiu identificar mudanças positivas no comportamento dos alunos, como maior interação social, desenvolvimento da empatia e aumento do senso de pertencimento. Os resultados obtidos indicaram que as rodas de leitura biblioterapêutica contribuíram significativamente para o bem-estar emocional dos alunos, promovendo um ambiente mais acolhedor e colaborativo no campus. A conclusão sugere que a continuidade e ampliação dessa prática podem beneficiar não apenas os estudantes, mas também a comunidade escolar como um todo.
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