Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários da rede pública de ensino em um município do interior paranaense

2024; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.52076/eacad-v5i3.563

ISSN

2675-8539

Autores

Gabriel Lincoln Oliveira Santos, Wesley Martins,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo comparar o conhecimento de profissionais da educação sobre primeiros socorros antes e após uma intervenção educativa. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, que ocorreu em três etapas: aplicação de um questionário pré-teste (com questões objetivas a respeito das ações a serem tomadas frente a uma situação envolvendo primeiros socorros); capacitação em formato de minicurso sobre as principais técnicas de primeiros socorros; e reaplicação do questionário (pós-teste) para avaliação do conhecimento adquirido. Participaram da pesquisa 35 profissionais da educação que trabalham nas instituições de ensino fundamental do município de Serranópolis do Iguaçu, interior do estado do Paraná, a mais de dois anos. Ao analisar as respostas do pré-teste, nota-se que os assuntos que os participantes tiveram maior dificuldade foram sobre “os problemas enfrentados pelos profissionais devido a falta de capacitação”, “conhecimento sobre os passos para a realização dos primeiros socorros” e “atitudes frente ao paciente que sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR)”. Já no pós-teste, nota-se um aumento expressivo no número de participantes que se sentiram mais seguros em suas respostas, onde “não saber o que fazer” deu lugar a “insegurança”, “saber os passos, mas não saber como realizar os primeiros socorros” virou “saber o que fazer e como fazer até a chegada do socorro especializado” e “afastar os curiosos e chamar o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU)” se tornou “realizar o XABCDE e chamar o SAMU”. Apesar das capacitações frequentes, a equipe escolar não se sente segura para prestar socorro. Portanto, é necessário aumentar o número de treinamentos oferecidos aos profissionais da educação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX