CANÇÃO FEMINISTA EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO
2023; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35520/diadorim.2022.v24n2a51217
ISSN2675-1216
AutoresAna Paula Parisotto, Margarete Schlatter,
Tópico(s)Spanish Linguistics and Language Studies
ResumoEste trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma unidade didática intitulada Canção Feminista, elaborada para o ensino de canção brasileira a alunos de Português como Língua Adicional (PLA) no Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPE-UFRGS). A unidade didática apresentada faz parte de um material estruturado a partir de movimentos artístico-culturais. Cada movimento é representado por um conjunto de canções de diferentes gêneros musicais com uma temática em comum, foco da discussão proposta sobre cultura brasileira. O desenho do material baseado em movimentos artístico-culturais (e não em gêneros musicais) se deve ao cenário musical contemporâneo, que tem como uma de suas características a mistura de gêneros (SOARES; VICENTE, 2017). O objetivo da unidade didática em foco (que trabalha com canções das artistas: Ana Cañas, Elza Soares, Iza, Karina Buhr, Linn da Quebrada e Marília Mendonça) é expor os alunos a um repertório diversificado de canções brasileiras para discutir a canção feminista, criar oportunidades de compreensão e discussão de diferentes perspectivas sobre o tema, desenvolver o letramento literomusical, isto é, promover a ampliação do repertório e, por meio de audição comentada, propiciar a compreensão de possíveis efeitos de sentido da materialidade verbal e musical das canções, considerando-se as práticas sociais em que elas ocorrem (COELHO DE SOUZA, 2014). A análise das tarefas propostas aprofunda o debate acerca do ensino da canção em língua adicional com base nas noções de gênero do discurso (BAKHTIN, 2003) e constelação de gêneros (COELHO DE SOUZA, 2014).
Referência(s)