Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A CRIAÇÃO DA BNCC E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS BRASILEIROS

2024; Volume: 5; Issue: 7 Linguagem: Português

10.46550/amormundi.v5i7.495

ISSN

2675-9152

Autores

Clidson Monteiro da Costa, Daniela Rodrigues de Godoy, Davi Cipriano de Queiroz, Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva, Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O trabalho investiga a influência do contexto político na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando a limitada participação de educadores e as contradições do documento. O objetivo é analisar como fatores políticos e a pressão de grupos empresariais do setor educacional impactaram a criação e a implementação da BNCC. A pesquisa, baseada em uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, revela que a BNCC foi desenvolvida em meio a uma crise política, com uma participação insuficiente de professores, o que comprometeu sua legitimidade. Os resultados indicam que a BNCC, embora busque padronizar currículos, não atende às diversidades regionais do Brasil, refletindo a imposição de um modelo educacional que favorece interesses do setor privado. Além disso, destaca-se a falta de infraestrutura nas escolas para garantir a execução adequada da BNCC. As implicações da pesquisa ressaltam a necessidade de revisões futuras que considerem as especificidades regionais e as demandas dos educadores, promovendo um debate mais amplo sobre a influência de interesses privados na formulação de políticas públicas educacionais. A BNCC tem potencial para ser um marco na educação brasileira, mas é crucial que seu desenvolvimento seja mais inclusivo e atento às realidades locais.

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