ALÉM DO QUADRO NEGRO
2024; Volume: 5; Issue: 7 Linguagem: Português
10.46550/amormundi.v5i7.492
ISSN2675-9152
AutoresMagno Antonio Cardozo Caiado, Fernanda Hungaro, Guelly Urzêda de Mello Rezende, Luciane Domingues de Campos, Mackson Azevedo Mafra,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoEste artigo investigou a integração da inteligência artificial (IA) na educação a distância no Brasil, com o objetivo de compreender as potencialidades e desafios associados à adoção dessa tecnologia em um contexto educacional transformado por exigências de flexibilidade e personalização. A metodologia empregada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, conforme delineado por Martins (2012), que envolveu a coleta, análise e interpretação de literatura científica para construir uma compreensão crítica sobre o impacto da IA na educação. Autores como Picão et al. (2023) e Semensato, Francelino e Malta (2015), bem como Jesus et al. (2024), foram fundamentais para discutir tanto as capacidades tecnológicas quanto os impedimentos práticos encontrados na implementação da IA em ambientes educacionais. O estudo concluiu que, embora a IA possa significativamente enriquecer a educação a distância ao personalizar a aprendizagem e superar barreiras geográficas e temporais, ainda enfrenta desafios consideráveis como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de políticas públicas para sua efetiva implementação. Estes achados reiteram a necessidade de mais pesquisas que foquem em estratégias adaptativas para integrar eficientemente a tecnologia na educação brasileira.
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