Artigo Acesso aberto

ALÉM DO QUADRO NEGRO

2024; Volume: 5; Issue: 7 Linguagem: Português

10.46550/amormundi.v5i7.492

ISSN

2675-9152

Autores

Magno Antonio Cardozo Caiado, Fernanda Hungaro, Guelly Urzêda de Mello Rezende, Luciane Domingues de Campos, Mackson Azevedo Mafra,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Este artigo investigou a integração da inteligência artificial (IA) na educação a distância no Brasil, com o objetivo de compreender as potencialidades e desafios associados à adoção dessa tecnologia em um contexto educacional transformado por exigências de flexibilidade e personalização. A metodologia empregada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, conforme delineado por Martins (2012), que envolveu a coleta, análise e interpretação de literatura científica para construir uma compreensão crítica sobre o impacto da IA na educação. Autores como Picão et al. (2023) e Semensato, Francelino e Malta (2015), bem como Jesus et al. (2024), foram fundamentais para discutir tanto as capacidades tecnológicas quanto os impedimentos práticos encontrados na implementação da IA em ambientes educacionais. O estudo concluiu que, embora a IA possa significativamente enriquecer a educação a distância ao personalizar a aprendizagem e superar barreiras geográficas e temporais, ainda enfrenta desafios consideráveis como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de políticas públicas para sua efetiva implementação. Estes achados reiteram a necessidade de mais pesquisas que foquem em estratégias adaptativas para integrar eficientemente a tecnologia na educação brasileira.

Referência(s)
Altmetric
PlumX