Artigo Acesso aberto

Simulações em Python: uma alternativa para o ensino de física

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 60 Linguagem: Português

10.55905/rdelosv17.n60-117

ISSN

1988-5245

Autores

Odeilson Morais Pinto, Jardel Reis Heredia, Renata Ribeiro do Valle Gonçalves,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Simulações computacionais oferecem experiências visuais e interativas, substituindo métodos tradicionais de ensino. Considerando a escassez de laboratórios didáticos de Física nas escolas de nível médio do país, as simulações são uma importante ferramenta para o ensino dessa disciplina, sendo capazes de fornecer uma visualização dos fenômenos descritos na teoria. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma simulação didática em Python para explorar conceitos físicos, em particular o lançamento oblíquo. A linguagem Python foi escolhida por ser referenciada como uma linguagem de programação fácil e acessível, a qual pode ser utilizada por um iniciante, sem conhecimento prévio avançado de programação. Através da simulação proposta, os usuários podem observar o movimento oblíquo de um projétil e fazer previsões de alcance e a altura, além de observar sua trajetória e entender a relação entre velocidade inicial, ângulo de lançamento e alcance. O código usado para criação da simulação é apresentado passo-a-passo, para que os usuários possam replicá-lo e/ou alterá-lo, bem como as instruções para instalação das bibliotecas. A sequência didática proposta pode enriquecer o ensino, promovendo a interdisciplinaridade entre Física e Informática. A abordagem envolve diretamente os alunos, tornando-os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, o que pode aumentar seu interesse pelo conteúdo. A proposta ainda evidencia como o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) podem ser importantes aliadas para a construção de uma aprendizagem mais dinâmica e significativa mediando abordagens interdisciplinares em sala de aula.

Referência(s)