Artigo Acesso aberto

Luteranismo, transnacionalismo e surdez: a Escola Especial Concórdia por entre as memórias de um professor

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Linguagem: Português

10.12957/teias.2023.66249

ISSN

1982-0305

Autores

Weliton Barbosa Kuster, Patrícia Weiduschadt,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

O presente artigo objetiva explorar aspectos referentes à fundação e atuação da Escola Especial Concórdia. Tal instituição foi criada para atender alunos com surdez, através de um viés luterano que buscava fortalecer o campo religioso em detrimento de outras esferas, como a familiar e a social. Para tanto, utilizou-se da metodologia da História Oral, baseada nos estudos de Portelli (1997; 2010) e Thompson (1998), do conceito de Identidade, a partir de Bauman (2005) e Hall (2006), além do conceito de Memória, explorado por meio dos estudos de Halbwachs (1990). A análise evidenciou que por mais que a Escola Especial Concórdia buscasse o firmamento dos cânones da fé luterana em primeira instância, acabou por promover uma integração dos sujeitos com surdez em um mesmo ambiente e, a partir desse aspecto firmado em sua cultura escolar, possibilitou a ideia de pertencimento e de identificação social, em outras palavras, de comunidade surda.

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