Ensino de probabilidade: o mistério do chocalho
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 10 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n10-275
ISSN1983-0882
AutoresLiliane Marques Paulo, Baldoino Sonildo da Nóbrega, Joana Barbosa, Alessandra de Oliveira araújo, Cícero da Silva Pereira, Fernando Silva,
Tópico(s)Statistics Education and Methodologies
ResumoO ensino de Probabilidade enfrenta desafios devido à natureza abstrata dos conceitos, que muitas vezes parecem distantes da experiência cotidiana dos estudantes. O uso de materiais didáticos manipuláveis surge como uma solução para melhorar a aprendizagem, promovendo a interação ativa dos alunos e superando dificuldades comuns no ensino de matemática. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um material didático manipulável de baixo custo para auxiliar o ensino de probabilidade. O estudo seguiu três etapas principais: desenvolvimento e construção do chocalho, aplicação prática em diferentes níveis de ensino, e análise dos resultados das atividades educativas. Os resultados abrangeram a construção do material (chocalho), a realização de testes para determinar sua eficácia, bem como a investigação de variáveis, tais como a quantidade de bolas e o número de repetições exigidas para uma análise precisa. A aplicação prática do material ocorreu com estudantes do ensino fundamental, médio e superior, utilizando uma abordagem interativa e contextualizada, revelando-se eficaz e sugerindo ser uma estratégia promissora para o ensino de probabilidade. Além disso, as contribuições do estudo incluem melhorias na interação aluno-professor, o reconhecimento da importância da probabilidade no cotidiano e a criação de um recurso pedagógico inovador e acessível.
Referência(s)