Artigo Acesso aberto

Ensino de probabilidade: o mistério do chocalho

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 10 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n10-275

ISSN

1983-0882

Autores

Liliane Marques Paulo, Baldoino Sonildo da Nóbrega, Joana Barbosa, Alessandra de Oliveira araújo, Cícero da Silva Pereira, Fernando Silva,

Tópico(s)

Statistics Education and Methodologies

Resumo

O ensino de Probabilidade enfrenta desafios devido à natureza abstrata dos conceitos, que muitas vezes parecem distantes da experiência cotidiana dos estudantes. O uso de materiais didáticos manipuláveis surge como uma solução para melhorar a aprendizagem, promovendo a interação ativa dos alunos e superando dificuldades comuns no ensino de matemática. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um material didático manipulável de baixo custo para auxiliar o ensino de probabilidade. O estudo seguiu três etapas principais: desenvolvimento e construção do chocalho, aplicação prática em diferentes níveis de ensino, e análise dos resultados das atividades educativas. Os resultados abrangeram a construção do material (chocalho), a realização de testes para determinar sua eficácia, bem como a investigação de variáveis, tais como a quantidade de bolas e o número de repetições exigidas para uma análise precisa. A aplicação prática do material ocorreu com estudantes do ensino fundamental, médio e superior, utilizando uma abordagem interativa e contextualizada, revelando-se eficaz e sugerindo ser uma estratégia promissora para o ensino de probabilidade. Além disso, as contribuições do estudo incluem melhorias na interação aluno-professor, o reconhecimento da importância da probabilidade no cotidiano e a criação de um recurso pedagógico inovador e acessível.

Referência(s)
Altmetric
PlumX