Plano Nacional De Educação (PNE) E Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Implicações Para A Gestão Escolar
2024; International Organization Of Scientific Research (IOSR); Volume: 26; Issue: 9 Linguagem: Português
10.9790/487x-2609023842
ISSN2319-7668
AutoresEvânia Moreira De Almeida Melo, Antônia Solange Pinheiro Xerez, Saulo Barreto Lima Fernandes, Nelma Lima E Silva Campos, Luzia Serra Brehm,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA pesquisa analisou as implicações do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a gestão escolar no Brasil, utilizando uma abordagem de revisão integrativa para sintetizar e compreender as informações disponíveis. A BNCC, como marco regulatório educacional, estabelece competências e habilidades essenciais para todos os estudantes brasileiros, buscando promover uma formação integral alinhada às demandas contemporâneas e à equidade educacional. Por outro lado, o PNE delineia metas e diretrizes para orientar políticas públicas educacionais por um período decenal, visando melhorar a qualidade do ensino e valorizar os profissionais da educação. Os resultados da revisão destacam que a implementação da BNCC na gestão escolar envolve desafios significativos, como a necessidade de alinhar o currículo escolar com suas diretrizes, promover a formação contínua dos professores e engajar efetivamente
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