Plano Nacional De Educação (PNE) E Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Implicações Para A Gestão Escolar

2024; International Organization Of Scientific Research (IOSR); Volume: 26; Issue: 9 Linguagem: Português

10.9790/487x-2609023842

ISSN

2319-7668

Autores

Evânia Moreira De Almeida Melo, Antônia Solange Pinheiro Xerez, Saulo Barreto Lima Fernandes, Nelma Lima E Silva Campos, Luzia Serra Brehm,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A pesquisa analisou as implicações do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a gestão escolar no Brasil, utilizando uma abordagem de revisão integrativa para sintetizar e compreender as informações disponíveis. A BNCC, como marco regulatório educacional, estabelece competências e habilidades essenciais para todos os estudantes brasileiros, buscando promover uma formação integral alinhada às demandas contemporâneas e à equidade educacional. Por outro lado, o PNE delineia metas e diretrizes para orientar políticas públicas educacionais por um período decenal, visando melhorar a qualidade do ensino e valorizar os profissionais da educação. Os resultados da revisão destacam que a implementação da BNCC na gestão escolar envolve desafios significativos, como a necessidade de alinhar o currículo escolar com suas diretrizes, promover a formação contínua dos professores e engajar efetivamente

Referência(s)