Escolas do campo de ensino médio do Ceará: história, identidade e currículo: um olhar a partir do projeto político pedagógico e educadores (as)
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/cuadv16n10-178
ISSN1989-4155
AutoresLuis Moreira de Oliveira Filho, Filipe Augusto Xavier Lima, Joyce Costa Gomes de Santana, Gilberto dos Santos Cerqueira, John Weyne Maia Vasconcelos, Max Well Maia da Cunha, Francisco das Chagas da Silva,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste trabalho acadêmico foi germinado a partir de pesquisas acadêmicas do envolvimento do pesquisador com o objeto da pesquisa ao longo da docência e gestão, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa de abordagem qualitativa e o método de Marx, materialismo histoŕico-dialético, tendo em vista uma Educação do Campo em movimento. O lócus da pesquisa se deu em quatro Escolas do Campo de ensino médio que estão localizadas em áreas de assentamento rural, fruto das lutas dos movimentos sociais organizados e dos trabalhadores (as) camponeses. Os sujeitos da pesquisa foram educadores (as) das quatro escolas que participaram de forma voluntária. Para concretude do trabalho acadêmico, utilizou-se um estudo de caso exploratório. Como técnicas e instrumentos de coletas de dados foi utilizado questionário semiestrurado através de google forms em que, através do Termo de Consentimento Livre Esclarecido - TCLE, os sujeitos da pesquisa fizeram a colaboração. Buscou-se com este trabalho investigar as estratégias pedagógicas das escolas do campo para o fortalecimento da identidade camponesa, histórica e memória a partir da análise do projeto político pedagógico e das falas dos seus educadores e educadoras.
Referência(s)