O ensino de geometria plana na olimpíada de matemática: uma situação didática com o geogebra
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n10-219
ISSN1696-8352
AutoresPaulo Vítor da Silva Santiago, Maria José Costa dos Santos, Francisco Régis Vieira Alves, Antônio Diogo de Andrade, Victor Hugo Barreiros Fayal, Madson Fernandes de Melo, Rildo Alves do Nascimento, Jefte Dodth Telles Monteiro, Maria Aparecida de Moura Amorim Sousa, Rosaneide Maria Garcia da Silva Ubarana, Isaías José de Lima, Iranildo dos Santos Guimarães, Ícaro Jael Mendonça Moura, Daiane Fabrício dos Santos, Yasmin Cabral Moreira,
Tópico(s)Mathematics Education and Teaching Techniques
ResumoEste artigo apresenta uma situação didática embasada na Teoria das Situações Didáticas. Examina o papel do professor, estudante e saber matemático, com particular enfoque no ensino de Geometria Plana e sua relação com o uso do software GeoGebra na visualização do problema olímpico. Aborda aspectos centrais das quatro etapas da situação didática, tais como a ação, formulação, validação e institucionalização. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta didática em sala de aula indo ao encontro do conteúdo do circuncentro do triângulo retângulo, essencialmente, a tomada de decisões e estratégia didática para a resolução de problemas olímpicos de matemática. Nesta perspectiva, também buscamos introduzir a análise de elementos matemáticos da figura estruturada e a identificação das suas propriedades, e a melhora do conhecimento com o problema proposto da olimpíada de matemática. A metodologia adotada para esta prática foi qualitativa, desenvolvida com estudantes de 3º ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática, em uma escola pública regular no campo na cidade de Quixeramobim - CE. Trata-se, portanto, de uma metodologia de ensino e aprendizagem centrada no estudante, que surgiu a partir da formação olímpica de matemática e que vem sendo inclusa por professores da área. Com aporte teórico, utilizou-se a Teoria das Situações Didáticas com a Situação Didática Olímpica com suporte do GeoGebra. A dinâmica da figura apresentada, que incluem detalhes que fornecem estrutura/oportunidade para observar o comportamento dos estudantes e fornecem significado para o estudo da geometria de plana no contexto da Olimpíada de Matemática.
Referência(s)