
Pós-graduação e a saúde mental de seus estudantes: uma metassíntese
2024; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 9; Issue: Contínuo Linguagem: Português
10.20873/2526-1487e024012
ISSN2526-1487
AutoresMiúcha Muniz Pereira Antônio, Antônio Carlos Ramos dos Santos, Juliana Costa Machado, Flavia Pedro dos Anjos Santos, Vanda Palmarella Rodrigues,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoA saúde mental dos estudantes de pós-graduação é influenciada por fatores biopsicossociais e percepções individuais que afetam seu bem-estar. Apesar do aumento global de transtornos mentais, a saúde mental dos pós-graduandos é muitas vezes negligenciada. Este estudo tem como objetivo compreender sobre a saúde mental em estudantes de pós-graduação. Trata-se de uma metassíntese qualitativa, na qual, 739 artigos foram obtidos, sendo 16 artigos selecionados para leitura completa e 10 artigos incluídos na metassíntese. Os dados foram analisados no software Iramuteq por meio do método de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Dois eixos emergiram: Eixo 1 - Prazer e sofrimento na formação de estudantes de pós-graduação; Eixo 2 - Ponderações e implicações para saúde mental dos estudantes de pós-graduação. Os achados apontam que os estudantes de pós-graduação vivenciam uma dualidade de emoções, que inclui satisfação na busca pelo conhecimento e na realização do trabalho acadêmico, assim como a presença de desafios relacionados à pressão e excesso de demandas, com tensões nas relações interpessoais. O desenvolvimento de estratégias focadas no cuidado pessoal foi evidenciado, como a prática de exercício físico e atividades religiosas. O investimento em políticas de saúde mental é crucial para a melhoria das condições da formação no contexto da pós-graduação.
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