Desenvolvimento infantil e mediação da aprendizagem nas Teorias de Piaget e Vigotski: singularidades teóricas na perspectiva vigotskiana
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 13; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/rcssv13n10-008
ISSN2254-7630
AutoresAlessandra de Cassia Solano Silva, Nair Correia Salgado de Azevedo,
Tópico(s)Social Representations and Identity
ResumoEste Trabalho tem como objetivo discutir sobre as principais singularidades apresentadas pelas teorias da “Epistemologia Genética de Jean Piaget” e a “Teoria Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vigotski” com relação ao desenvolvimento infantil. Caracterizada como uma pesquisa do tipo bibliográfica, a metodologia utilizada por esse estudo usou da abordagem qualitativa em educação, empregando o aspecto bibliográfico e qualitativo cuja principal fonte para a coleta dos dados se deu pela busca em livros físicos, em bibliotecas virtuais, em artigos científicos publicados em periódicos evidenciando especialmente o papel dos aspectos históricos e socioculturais. Foi possível concluir que o desenvolvimento cultural e o desenvolvimento humano são indissociáveis, não admitindo que as histórias naturais e sociais referentes aos homens sejam consideradas processos espontâneos, naturalizantes ou independentes, condicionados primariamente pelo substrato biológico, principalmente diante da compreensão de que o salto qualitativo dos homens em relação aos animais se estabelece justamente pela sua condição histórico-social e cultural, sendo o próprio indivíduo humano, desde a infância, uma construção sociocultural. Sendo assim, é de extrema relevância entender que as organizações sociais não se estabelecem em harmonia ou completa igualdade, havendo a presença de contradições no âmago social e cultural, bem como a desigualdade no desenvolvimento das sociedades, sendo impossível padronizar os indivíduos por causa das distintas experiências que vivenciam durante toda vida e esse entendimento deve ser aplicado com relação ao desenvolvimento infantil.
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