Educação Inclusiva E Neurodiversidade: Estratégias Pedagógicas Para A Inclusão De Alunos Com Distúrbios De Aprendizagem

2024; International Organization Of Scientific Research (IOSR); Volume: 26; Issue: 10 Linguagem: Português

10.9790/487x-2610030112

ISSN

2319-7668

Autores

João Batista do Nascimento, Ana G. Silva, Lilian Gomes de Oliveira, Odaíze do Socorro Ferreira Cavalcante Lima, Agnaldo Braga Lima,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A educação inclusiva e o conceito de neurodiversidade têm ganhado importância nas últimas décadas, destacando-se a necessidade de uma abordagem pedagógica que atenda às particularidades de alunos com distúrbios de aprendizagem, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), dislexia, discalculia, entre outros. Este artigo discute como a formação de professores e a implementação de estratégias pedagógicas adequadas podem promover a inclusão de alunos neurodiversos nas escolas, alinhada aos princípios da educação inclusiva. A inclusão, que se baseia no direito de todos à educação de qualidade, reforça a necessidade de uma prática pedagógica que respeite as diferenças individuais e promova ambientes de aprendizagem acessíveis a todos. A neurodiversidade, que defende a ideia de que as diferenças cognitivas devem ser vistas como variações normais do desenvolvimento humano, desafia a visão tradicional de que distúrbios de aprendizagem são desvios a serem corrigidos. Em vez disso, os alunos neurodiversos necessitam de estratégias pedagógicas flexíveis e personalizadas que levem em consideração suas maneiras únicas de aprender. A adaptação curricular, o uso de tecnologias assistivas e o desenvolvimento de Planos Educacionais Individualizados (PEI) são ferramentas essenciais para garantir a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. No entanto, um dos grandes desafios na implementação dessas práticas inclusivas é a falta de formação docente. Muitos professores não se sentem preparados para lidar com a diversidade de estilos de aprendizagem presentes em suas salas de aula, o que pode levar à exclusão desses alunos. Pesquisas indicam que a formação continuada de professores, com foco em neurodiversidade e educação inclusiva, é uma solução fundamental para superar essa barreira. Além disso, é necessário promover uma cultura escolar que valorize a inclusão e a colaboração entre toda a comunidade escolar, incluindo professores, gestores, pais e alunos. Este artigo também explora a importância do desenvolvimento de políticas públicas que apoiem a inclusão escolar. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva são marcos legislativos que buscam garantir os direitos de alunos com deficiências ou distúrbios de aprendizagem. No entanto, a plena implementação dessas políticas ainda enfrenta desafios, como a falta de recursos e de infraestrutura adequada em muitas escolas. O objetivo deste estudo é, portanto, analisar as principais estratégias pedagógicas e políticas públicas voltadas para a inclusão de alunos neurodiversos no

Referência(s)