Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Formar professores para a inclusão escolar

2024; Volume: 26; Linguagem: Português

10.22483/2177-5796.2024v26id5499

ISSN

2177-5796

Autores

María Teresa Eglér Mantoan, José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Maria Isabel Sampaio Dias Baptista,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este texto apresenta e analisa como o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) tem proposto a formação continuada de milhares de professores (e demais interessados) para: esclarecer o direito à educação; demonstrar como a inclusão escolar se realiza nas salas de aula (planejamento, avaliação e outros aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem escolar). O artigo explicita o modo como esses cursos foram idealizados e produzidos como Cursos de Difusão Cultural desde 2018, utilizando a plataforma de Educação a Distância (EaD) da Escola de Extensão da UNICAMP (EXTECAMP). O modo de apresentação dos conteúdos dos cursos; os recursos de acessibilidade presentes em todos os seus módulos e a autoavaliação dos participantes são destacados neste artigo. Todos os cursos se apoiam na ideia de emancipação intelectual dos cursistas para sua realização.

Referência(s)