Artigo Acesso aberto

Caracterização de caminhões e cavalos mecânicos utilizados no transporte rodoviário do Brasil a partir dos principais parâmetros técnicos

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n10-240

ISSN

1696-8352

Autores

Gabriel Ribas Martini, Catize Brandelero, Edvaldo Faour Coutinho da Silva, Érika Jamily Alves Nunes, Alexandre Russini, José Fernando Schlosser,

Tópico(s)

Mechanical Engineering and Vibrations Research

Resumo

O Brasil possui forte dependência do modal rodoviário para o transporte de cargas, de modo a requerer da indústria ampla diversidade de marcas e modelos de caminhões e de cavalos mecânicos. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo criar um banco de dados para caracterizar caminhões e cavalos mecânicos comercializados no Brasil a partir dos principais parâmetros técnicos. As informações foram obtidas a partir de catálogos técnicos disponibilizados pelos fabricantes nas respectivas páginas da web no ano de 2024. Analisou-se os parâmetros técnicos: potência (kW), marca de motores, fases de atendimento as exigências do Proconve, capacidade máxima de tração (t), sistema de transmissão e número de cilindros. Os resultados reportam 137 e 73 modelos de caminhões e cavalos mecânicos, respectivamente, distribuídos em 13 marcas comerciais. Para os caminhões, a marca Volvo representa 16,1% sendo que para os cavalos mecânicos a marca Scania representa 32,9% do total de modelos ofertados. Com relação a potência, os modelos de caminhões e cavalos mecânicos concentram-se em maior parte na classe II e III, respectivamente, com 29,5% e 31,6%. Para esses veículos há predominância dos motores de 6 cilindros, bem como atendem a fase Proconve P8 e o sistema de transmissão automatizado. Por fim, observa-se que o mercado brasileiro de veículos rodoviários é amplo, sendo necessário uma pesquisa minuciosa para garantir boa assertividade no processo de seleção.

Referência(s)