Caracterização de caminhões e cavalos mecânicos utilizados no transporte rodoviário do Brasil a partir dos principais parâmetros técnicos
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n10-240
ISSN1696-8352
AutoresGabriel Ribas Martini, Catize Brandelero, Edvaldo Faour Coutinho da Silva, Érika Jamily Alves Nunes, Alexandre Russini, José Fernando Schlosser,
Tópico(s)Mechanical Engineering and Vibrations Research
ResumoO Brasil possui forte dependência do modal rodoviário para o transporte de cargas, de modo a requerer da indústria ampla diversidade de marcas e modelos de caminhões e de cavalos mecânicos. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo criar um banco de dados para caracterizar caminhões e cavalos mecânicos comercializados no Brasil a partir dos principais parâmetros técnicos. As informações foram obtidas a partir de catálogos técnicos disponibilizados pelos fabricantes nas respectivas páginas da web no ano de 2024. Analisou-se os parâmetros técnicos: potência (kW), marca de motores, fases de atendimento as exigências do Proconve, capacidade máxima de tração (t), sistema de transmissão e número de cilindros. Os resultados reportam 137 e 73 modelos de caminhões e cavalos mecânicos, respectivamente, distribuídos em 13 marcas comerciais. Para os caminhões, a marca Volvo representa 16,1% sendo que para os cavalos mecânicos a marca Scania representa 32,9% do total de modelos ofertados. Com relação a potência, os modelos de caminhões e cavalos mecânicos concentram-se em maior parte na classe II e III, respectivamente, com 29,5% e 31,6%. Para esses veículos há predominância dos motores de 6 cilindros, bem como atendem a fase Proconve P8 e o sistema de transmissão automatizado. Por fim, observa-se que o mercado brasileiro de veículos rodoviários é amplo, sendo necessário uma pesquisa minuciosa para garantir boa assertividade no processo de seleção.
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