Artigo Acesso aberto

Marketplace de serviços pet sensível ao contexto do turismo: uma estratégia para impulsionar mercados regionais

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n10-249

ISSN

1696-8352

Autores

Ricardo Miguel Costa de Freitas, Bruno de Sousa Monteiro, Fábio Francisco da Costa Fontes, Angêlica Félix de Castro, Sérgio Beltrão de Andrade Lima, Lucas Henrique de Souza Paulino, Thiago Henrique Rossato,

Tópico(s)

Sharing Economy and Platforms

Resumo

O número de tutores de animais de estimação vem aumentando a cada ano, o que impulsiona o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes para atender este mercado, tais como os marketplaces. Este tipo de plataforma digital permite aproximar fornecedores de serviços e seus clientes, agregando uma série de recursos, tais como: avaliações, comparação de preços, fidelização, facilidades de pagamento, busca e filtragem dos serviços disponíveis. Por outro lado, tutores de pet enfrentam desafios ao planejar uma viagem: se levar o pet, há serviços de qualidade no local de destino? se deixá-lo, como encontrar um local confiável e com preço acessível? Diante disso, este trabalho aborda os benefícios da adoção de marketplaces como abordagem estratégica para as demandas no promissor mercado dos serviços pet, dando ênfase à sua inserção no mercado de turismo, de modo a mitigar os riscos de as agências de viagens perderem clientes tutores de pet. Portanto, foi realizada uma pesquisa com tutores de pets, cujos resultados basearam a concepção e implementação de um marketplace de serviços, que leva em consideração, também, as necessidades de turistas que são tutores de pets.

Referência(s)