Exploração da narrativa de animação em realidade virtual

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 10 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n10-326

ISSN

1983-0882

Autores

Nicolas Canale Romeiro, André Salomão, Letícia Maria Fraporti Zanini, Isadora Novaes Saia, Morgana de Franceschi Hoefel, Milton Luiz Horn Vieira,

Tópico(s)

Human Motion and Animation

Resumo

Realidade Virtual, ou RV, refere-se à tecnologia de imersão em um produto audiovisual na qual o usuário é capaz de interagir e vivenciar os eventos de uma história como se estivesse dentro dela. Por meio do estudo dos métodos de design que constroem uma experiência em RV suficientemente imersiva e da utilização dos princípios clássicos de animação para criar o equilíbrio correto entre o realismo e o extraordinário, é possível criar um plano eficaz de adaptação de uma história para a Realidade Virtual, seja introduzindo o usuário a um universo inédito, ou expandindo aqueles preexistentes. O presente artigo analisa, assim, a forma que esses elementos podem ser considerados no desenvolvimento de um produto em RV, a importância da adaptação dos princípios de animação dentro dele, e as limitações de hardware ainda existentes na qual impedem a implementação efetiva desses métodos. É apresentada a ideia da necessidade de primeiro discutir empiricamente a adaptação dos princípios da animação como o primeiro passo para adaptação de novas animações para a realidade virtual.

Referência(s)
Altmetric
PlumX