Paulo Freire: do educador ao gestor – transformações da secretaria de educação às escolas públicas populares da américa latina
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 10 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n10-334
ISSN1983-0882
AutoresAntônio Nacílio Sousa dos Santos, José Neto de Oliveira Felippe, Luciandro Tassio Ribeiro de Souza, Juliano Jorge de Freitas Salgado, Adriana Teixeira Alves, Wanderson da Silva Santi, Carlos Rigor Neves, Luciana de Fátima Silva Cândido, Daniela da Silva Soncini, Antonio Marcos Firmino da Silva, Waldyr Barcellos, José Klidenberg de Oliveira Júnior, Francisco Breno Pereira Barroso, Francisco Antonio Machado Araujo, Daniel B. Lopes da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEstamos cientes de que há um grande abismo entre as ideias e a realidade, especialmente no campo da educação, onde teorias muitas vezes se chocam com a prática cotidiana das escolas e das políticas públicas. Reconhecendo essa distância, buscamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica (Gil, 1999) e qualitativa (Minayo, 2016), mas principalmente de caráter compreensivo (Weber, 2019), analisar as contribuições de Paulo Freire como educador e gestor. A proposta é ir além de suas teorias pedagógicas e explorar como suas ideias, forjadas no campo da educação popular, foram colocadas em prática quando Freire assumiu o cargo de Secretário de Educação da cidade de São Paulo, entre os anos de 1989 e 1991. Durante esse período, Freire foi desafiado a adaptar suas concepções libertadoras de educação a um contexto institucional e burocrático, onde o impacto de suas ideias foram limitadas pelas estruturas de poder vigentes. Assim, o foco deste estudo é investigar de que forma ele conseguiu traduzir suas reflexões teóricas em ações práticas dentro de uma grande rede pública de ensino, e quais foram os resultados dessas intervenções no âmbito das escolas populares não apenas no Brasil, mas também em outras partes da América Latina. Diante disso, formulamos a seguinte indagação: Como a atuação de Paulo Freire como Secretário de Educação da cidade de São Paulo, entre 1989 e 1991, transformou suas ideias educacionais em práticas de gestão que impactaram as escolas públicas populares na América Latina? Teoricamente, utilizamos os trabalhos de Gadotti (2000), Lima (2002) e Antunéz (2008). Desse modo, realizamos uma análise comparativa, confrontando o discurso freiriano com suas realizações administrativas. Nesse processo, destacamos os sensos e dissensos que emergiram de sua gestão: sensos, no sentido de consenso e adesão às suas propostas por parte de alguns setores educacionais, e dissensos, no que se refere às resistências enfrentadas e aos desafios impostos por uma estrutura educacional já estabelecida. Freire, um defensor da educação como prática da liberdade, encontrou um ambiente no qual precisou negociar seus ideais, adaptar-se à realidade e lidar com as tensões entre a inovação pedagógica e os limites da política institucional.
Referência(s)