Dificuldades e estratégias para o ensino de pronúncia em inglês: um estudo com professores do NTE 23

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.10-435

ISSN

1988-7833

Autores

Fernando Gonçalves de Souza Neto, Vera Pacheco, Eliane Souza Pereira,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

Este estudo investiga as dificuldades enfrentadas por professores de inglês no ensino de pronúncia em escolas públicas do interior da Bahia, pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação da Bacia do Rio Corrente (NTE 23). A pesquisa quantitativa foi realizada com 25 professores, buscando compreender suas percepções sobre o ensino de pronúncia, o uso de Fonética e Fonologia e as práticas pedagógicas adotadas. Os resultados indicam que, embora 84% dos professores reconheçam a importância da pronúncia para a comunicação eficiente, a maioria se sente despreparada para abordar o tema devido à falta de conhecimento teórico e insegurança com a própria pronúncia. Apenas 16% dos professores afirmaram trabalhar de forma satisfatória com a pronúncia em sala de aula, evidenciando uma lacuna significativa na formação docente e na prática pedagógica. O estudo aponta para a necessidade de reformulações curriculares e investimento em formação continuada que contemplem metodologias eficazes para o ensino de pronúncia.

Referência(s)