União do Vegetal (UDV): da floresta para o ambiente midiático

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.10-437

ISSN

1988-7833

Autores

Silvana Seabra, Joaquim Teixeira de Assis,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

Partindo de pesquisa quantitativa e qualitativa o artigo analisa como o Blog da Instituição Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV), também chamado de União do Vegetal (UDV), verificando como essa instituição potencializa os espaços de visibilidade pública na linha analisada por Thompson (2008) e intitulada “visibilidade mediada”. O trabalho busca acompanhar e entender quais foram as estratégias comunicacionais desenvolvidas pelo Blog da UDV para atingir seus objetivos e atuar no ambiente midiático. Utilizou-se inicialmente de pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória (Booth, 2005) para na sequência passarmos a uma análise de conteúdo. O recorte temporal corresponde a um como recorte temporal de janeiro a julho de 2019 e incidiram na coleta das publicações dos sites do próprio Blog. O texto conclui apontando que mais do que uma midiatização, o blog da UDV revela sua busca por inclusão no ambiente midiático como forma de ressaltar seu posicionamento e manter seu discurso institucional na esfera pública.

Referência(s)